sábado, 10 de julho de 2010

DICAS DE LANÇAMENTOS... YAMAHA PSR S-910

PSR S-910


A nova linha S710 e S910 são teclados de alta tecnologia, performance invejável, pesquisa constante no que há de melhor em Sistema Operacional específico para teclados arranjadores.
São oriundos de uma sequência fantástica de lançamentos da Yamaha como o Top de linha Tyros 3 e os dois modelos anteriores S700 e S900.
O PSR-S910 oferece a alta qualidade Sonora encontrada no top de linha da série de workstations arranjadores. São 678 voices realistas de instrumentos e 322 estilos de acompanhamento automático que utilizam tecnologia Mega Voice. Além disso, as voices Super Articulation reproduzem o som de instrumentos acústicos e outros instrumentos de forma tão autêntica que você sente como se estivesse tocando o instrumento de verdade. O novo display LCD-TFT colorido proporciona fácil visualização, além de oferecer operação e execução excepcionalmente fáceis e intuitivas. Todos os controles de painel e botões estão muito bem posicionados, organizados de forma lógica para conveniência de performance – permitindo ajustes em tempo real durante a execução, além de permitir a performance de um verdadeiro profissional.



● Excelência e Variedade Sonora (678 Voices/28 Kits de Bateria/480 timbresXG/GM2/GS)



● Conteúdo Musical Melhorado (322 Estilos incluindo estilos étnicos do PSR-S550B)



● DSP de efeitos melhorado



● Função MP3 Playback – reprodução de arquivos MP3



● Novo display LCD-TFT Color – Fácil Visualização e maior nitidez.


Recursos


● Não somente a gravação e reprodução de arquivos no formato "wave", mas, também, o S910 reproduz arquivos MP3.



● O Display ficou ainda mais funcional. Através da tecnologia LCD-TFT você consegue, agora, visualizar as funções do Display de qualquer ângulo. Fantástico para as performances em ambientes de pouca luz ou com os reflexos comuns de palcos e ambientes de shows.



● Ampliação substancial de timbres e ritmos, principalmente ritmos regionalistas (no caso do Brasil, Forró) oriundos principalmente dos teclados S550B, S900 e Tyros 3.



● Igualmente, como acontece com o S710, a questão de reprodução correta de todas as levadas de violão e guitarra dos ritmos através do fantástico recurso "Guitar Edition Style", característica do Tyros 3. Isso significa que com a mudança de acordes da mão esquerda a "levada" do violão ou guitarra respeitam corretamente as notas do instrumento verdadeiro.



Importante



O S710 e o S910 reproduzem, em tempo real, qualquer acorde ou cifra que você observa nas partituras e letras de músicas cifradas. Qualquer: não importa se é uma nona, décima terceira, ou acorde com baixo invertido. Tudo é reproduzido em tempo real, sem "engenharias e artimanhas", sem botões, sem mudanças operacionais

PARA VOCÊ QUE ADMIRA PIANOS...

O Piano é um instrumento musical de cordas percutidas, munido de um teclado e de uma grande caixa de ressonância. O som é produzido pela pressão das teclas que acionam martelos de madeira revestidos de feltro que, por sua vez, fazem percutir as cordas. É dotado de dois pedais: o direito, quando pressionado, permite que as cordas permaneçam vibrando, mesmo que as teclas deixem de ser tocadas; o esquerdo, também chamado surdina, serve para diminuir o brilho da sonoridade. O primeiro piano foi fabricado pelo italiano Bartolomeu Cristofori.

Bartolomeu Cristofori, construtor de cravos de Florença, por volta de 1700 já havia concluído a fabricação de pelo menos um destes instrumentos que chamou de "Gravicembalo col Piano e Forte", isto é , cravo com sons suaves e fortes. Enquanto as cordas do cravo são tangidas por bicos de penas, o piano tem suas cordas percutidas por martelos (revestidos de couro nos primeiros modelos), cuja dinâmica pode ser variada de acordo com a pressão dos dedos do executante. Isso daria ao piano grande poder de expressão e abriria uma série de possibilidades novas.


No começo o piano custou para se tornar popular porque os primeiros modelos eram muito precários.
Haydn aceitou o piano em pé de igualdade com o cravo e o clavicórdio. Durante muito tempo a música para instrumento de teclado continuou a ser impressa com a indicação 'para piano forte ou cravo', mas, no final do século XVIII o cravo já havia caído em desuso, substituído pelo piano.
Apesar de o piano ter sido inventado por um italiano, foram os alemães que, com afinco, levaram a idéia adiante. Dentre estes construtores podemos citar: Silbermann, Zumbe, J. Stein. Os ingleses passaram também a construir pianos, de mecanismo mais pesado e som mais cheio e rico, considerado pai daquele usado atualmente. As melhorias dos pianos ingleses foram devidas ao famoso fabricante John Brodwood. Bradwood foi responsável por grandes transformações no instrumento: em 1783 pertenciam os dois pedais, o pedal surdina e o pedal direito. Em 1790, fabrica o primeiro piano com 5 oitavas e meia e, em 1794, cria o de 6 oitavas.

Grande revolução na sensibilidade do toque veio com Erard, que, em 1821, inventou o duplo escapo. Consistia este em deixar o martelo, depois de ferir a nota, a uma pequena distância da corda e mantê-lo sob total controle da tecla, enquanto ela permanecesse abaixada. O toque de notas repetidas tornou-se, então, possível, pois o duplo escapo permite que se toque repetidamente a mesma tecla.
No século XIX o piano passou por diversos melhoramentos. O número de notas foi aumentado, as cordas ficaram mais longas e grossas e os martelos, antes cobertos por couro, passaram a ser revestidos de feltro, melhorando a sonoridade. Os compositores românticos passaram a explorar todos os recursos do piano. Quase todos os compositores românticos escreveram para o piano, mas os mais importantes foram:
Schubert, Mendelssohn, Chopin, Schumann, Liszt e Brahms.


As mudanças sociais ocorridas no fim do século XVIII para os primeiros anos do século XIX, com o aparecimento da classe média (surgida da expansão do capitalismo), determinou um novo conceito no tamanho das residências, agora menores, em comparação com as casas da nobreza. Esta situação favoreceu à criação do piano vertical, por volta de 1800, cuja principal vantagem era ocupar menos espaço e ser um instrumento mais barato que os pianos horizontais fabricados até então. Logo tornou-se popular e foi um móvel comum na maioria das salas de visitas das casas do século XIX.


Por volta de 1880, as principais etapas na evolução do piano já haviam sido vencidas. Os fabricantes, agora, incorporavam naturalmente em seus instrumentos as idéias e as melhorias introduzidas durante a primeira metade do século XIX e o período que se seguiu foi apenas de aprimoramento e aperfeiçoamento de determinados detalhes.Bibliografia:

Roy Bennett - Uma Breve História da Música Roy Bennett - Instrumentos de TecladoMauro Jackson - Site "Afinação de Piano"

CURIOSIDADE: COMO SURGIU O TECLADO



O Teclado é um instrumento musical eletrônico, temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons.
O número de teclas pretas e brancas nos teclados atuais podem variar de acordo com o fabricante. Por padrão, os teclados arranjadores da Yamaha vem com 61 teclas, (36 brancas e 25 pretas). Já os da marca Casio vem com numeração diferente: 59 teclas (34 brancas e 25 pretas).

Os instrumentos de teclas como o cravo, o órgão e o piano surgiram no século XIV, bem antes do teclado propriamente dito ou piano digital, que foi aparecer só nos anos 60. Durante o século XX, os instrumentos de teclas já vinham ganhando avanços, como a criação de instrumentos eletromecânicos, como o Ondes Martenot, além dos órgãos eletrônicos que passaram a usar osciladores e divisores de freqüência para produzir formas de ondas.

O teclado surgiu nos anos 60 por Robert Moog, fundador da Moog Music Inc. Os primeiros teclados eram comercialmente inacessíveis, custavam acima de U$10.000. Além disso, eram muito grandes, do tamanho de uma parede, possuíam inúmeros cabos semelhantes aos de telefone e eram muito difíceis de manusear e estabilizar uma afinação.

Atualmente os teclados possuem fantásticos recursos como um visor LCD, facilitando o manuseio do usuário, uma gama enorme de sons e efeitos, além de poderem ser conectados aos computadores, permitindo uma grande possibilidade de exploração ainda maior dos sons.