sábado, 10 de julho de 2010

CURIOSIDADE: COMO SURGIU O TECLADO



O Teclado é um instrumento musical eletrônico, temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons.
O número de teclas pretas e brancas nos teclados atuais podem variar de acordo com o fabricante. Por padrão, os teclados arranjadores da Yamaha vem com 61 teclas, (36 brancas e 25 pretas). Já os da marca Casio vem com numeração diferente: 59 teclas (34 brancas e 25 pretas).

Os instrumentos de teclas como o cravo, o órgão e o piano surgiram no século XIV, bem antes do teclado propriamente dito ou piano digital, que foi aparecer só nos anos 60. Durante o século XX, os instrumentos de teclas já vinham ganhando avanços, como a criação de instrumentos eletromecânicos, como o Ondes Martenot, além dos órgãos eletrônicos que passaram a usar osciladores e divisores de freqüência para produzir formas de ondas.

O teclado surgiu nos anos 60 por Robert Moog, fundador da Moog Music Inc. Os primeiros teclados eram comercialmente inacessíveis, custavam acima de U$10.000. Além disso, eram muito grandes, do tamanho de uma parede, possuíam inúmeros cabos semelhantes aos de telefone e eram muito difíceis de manusear e estabilizar uma afinação.

Atualmente os teclados possuem fantásticos recursos como um visor LCD, facilitando o manuseio do usuário, uma gama enorme de sons e efeitos, além de poderem ser conectados aos computadores, permitindo uma grande possibilidade de exploração ainda maior dos sons.

Um comentário:

  1. boa noite , tenho um trabalho de escola para se feito e gostaria de saber algumas curiosidades do teclado , tipo como é emitido o som , como consegue armazenar sons como de bateria e outras curiosidades se poder me ajudar !
    desde ja agradeço .

    ResponderExcluir